Conhecer métodos de prevenção de AVC é fundamental, pois essa voltou a ser a maior causa de mortalidade no Brasil em 2022.
Os dados são do Portal da Transparência dos Cartórios de Registro Civil e mostram que mais de 87 mil brasileiros faleceram no último ano por Acidente Vascular Cerebral.
Somente no primeiro semestre de 2022 o nosso país teve 56.320 vítimas fatais de AVC, um número maior do que as mortes por infarto e Covid-19.
Diante desses dados alarmantes, preparamos esse artigo com formas de prevenção de AVC. Acompanhe!
Quais as causas do AVC?
sedentarismo;
tabagismo;
alcoolismo;
colesterol alto;
obesidade;
hipertensão arterial.
Destacamos que esse problema pode acontecer com pessoas de todas as idades e sem nenhuma distinção de gênero, embora seja mais comum entre a população idosa e mais raro em crianças.
E como você pode ver acima, as causas do AVC estão altamente relacionadas com os hábitos de vida, portanto, ele pode ser evitável em grande parte dos casos.
Quais os sintomas de um AVC?
alterações motoras súbitas (fraqueza muscular, incapacidade de mover uma parte do corpo – geralmente um lado da perna ou do braço , incoordenação, dormência no rosto, na perna ou no braço);
dificuldades na fala, mantendo conversas de forma confusa e devagar;
alterações sensitivas, como sonolência, cegueira, confusão mental e mudanças nos níveis de consciência;
dores de cabeça repentinas;
náuseas e vômitos;
aumento de pressão intracraniana.
SAMU: como tirar a dúvida se alguém está com AVC?
SAMU é uma sigla criada para você tirar a dúvida momentânea se uma pessoa ou até mesmo você está sofrendo um AVC ou não. Ela significa:
S: sorriso
A: abraço
M: música
U: urgência.
Para colocá-la em prática, primeiro peça para a pessoa tentar sorrir, pois em caso de AVC nós só conseguimos abrir a boca com um lado, então o sorriso fica torto e sugere que há algo de errado.
O abraço diz respeito a pedir para a pessoa levantar os braços para te abraçar, pois quem sofre um AVC tem fraqueza em um dos lados do corpo e geralmente não consegue levantar os braços para abraçar alguém.
A música envolve pedir para a pessoa cantar algo, pois em situações de AVC a fala e a coerência ficam comprometidas e a pessoa não consegue nem mesmo cantar.
Por fim, o U de urgência é para lembrar que se todos esses testes foram positivos, é preciso que você chame uma ajuda médica imediatamente.
O que fazer ao identificar um AVC?
Ao identificar um AVC você deve acionar o serviço de urgência de sua preferência o mais rápido possível.
Isso porque quanto mais rápido o atendimento médico começar, melhor será o tratamento e o quadro do paciente terá menos sequelas.
Lembre-se que não se deve tomar nenhum medicamento em casa e por conta própria em situações de suspeita de AVC e nem mesmo esperar que os sintomas diminuam sozinhos.
A regra é sempre procurar o serviço de urgência imediatamente.
Como é feita a prevenção do AVC?
A prevenção do AVC é feita controlando fatores de riscos e propondo mudanças nos hábitos de vidas do paciente, com ações para:
controlar a hipertensão arterial;
tratar diabetes;
diminuir o peso;
reduzir os níveis de colesterol;
praticar exercícios físicos com regularidade;
não fumar ou parar de fumar;
tratar síndrome de apneia do sono, caso o paciente tenha esse quadro;
fazer acompanhamentos médicos regulares.
Ter hábitos alimentares saudáveis
Hábitos alimentares saudáveis colaboram na prevenção de AVC e outras diversas doenças que podem surgir conforme a idade se aproxima.
E hábitos alimentares saudáveis não necessariamente significam fazer uma dieta, mas sim ter uma rotina de alimentação com itens que supram as suas necessidades nutricionais, bem como evitar alimentos gordurosos e ultraprocessados.
Não fumar
Entre os bons hábitos para prevenção de AVC está cortar o tabagismo, ou seja, evitar fumar ou parar de fumar.
Ressaltamos que esse hábito também é um dos principais causadores de derrames cerebrais.
Praticar atividades físicas regulares
Incluir atividades físicas no seu cotidiano é uma forma de atuar na prevenção de AVC e outros problemas de saúde que podem acontecer com quem leva uma vida sedentária, como a ansiedade e o diabetes.
A nossa dica é que você encontre uma atividade que você se sinta bem fazendo, como musculação, aeróbica, pedalar ou até mesmo fazer esportes coletivos.
O importante é movimentar o seu corpo!
O infarto é uma emergência médica que pode colocar a vida em risco e, por isso, deve-se ir imediatamente ao pronto-socorro para fazer o tratamento recomendado pelo cardiologista com remédios, cateterismo ou angioplastia para regular a passagem de sangue para o coração.
Infarto é a morte das células do músculo cardíaco provocada pela obstrução total ou parcial de artérias coronárias, o que reduz o fluxo sanguíneo o fornecimento de oxigênio para o miocárdio, resultando em sintomas, como dor no peito que irradia para o braço, náuseas, suor frio ou palidez, por exemplo.
O infarto, também chamado de infarto agudo do miocárdio (IAM) ou ataque cardíaco, geralmente ocorre devido ao acúmulo de placas de gordura no interior das artérias coronárias, que acontece pela genética ou por fatores de risco como tabagismo, obesidade e alimentação desequilibrada.
O infarto é uma emergência médica que pode colocar a vida em risco e, por isso, deve-se ir imediatamente ao pronto-socorro para fazer o tratamento recomendado pelo cardiologista com remédios, cateterismo ou angioplastia para regular a passagem de sangue para o coração.
7 sintomas de INFARTO que você precisa reconhecer
Dor do lado esquerdo do peito em forma de aperto, que irradia como dormência ou dor para o braço esquerdo ou braço direito, pescoço, costas ou queixo;
Palidez (rosto branco);
Enjoo;
Suor frio;
Tontura;
Sensação de queimação em um dos braços ou mandíbula;
Falta de ar;
Mal estar.
Os sintomas de infarto costumam iniciar de forma gradual, e piorando aos poucos, durando mais de 20 minutos.
No entanto, em alguns casos, o infarto pode acontecer de forma súbita, com uma piora muito rápida, situação conhecida como infarto fulminante.
Além disso, os sintomas de infarto em mulheres mais comuns são dor abdominal, tontura ou sensação de peso nos braços, muitas vezes sem sentir a dor no peito, podendo ser confundido com problemas menos graves, como gastrite, gases ou ansiedade.
Como o tratamento tem que ser feito no hospital, assim que os primeiros sintomas surgem é importante chamar logo o SAMU, e se houver perda de consciência é importante que seja feita uma massagem cardíaca até que a ajuda médica chegue. Aprenda como fazer a massagem cardíaca corretamente.
Como é feito o diagnóstico
O diagnóstico do infarto é feito pelo cardiologista ou clínico geral no hospital por meio da avaliação dos sintomas e resultado de exames como o eletrocardiograma, também chamado de ECG, e exames laboratoriais, como troponina. Veja mais sobre os exames que avaliam o coração.
Causas do infarto
Na maior parte das vezes, o infarto é causado pelo bloqueio total ou parcial de uma ou mais artérias coronárias, por placas de gordura, chamada aterosclerose, o que impede o fluxo sanguíneo e o fornecimento de oxigênio para o músculo cardíaco, levando a morte de células do miocárdio.
Além disso, o infarto também pode ocorrer devido a espasmos nas artérias coronárias, infecções ou danos no músculo cardíaco, ou dissecção (rompimento) de artérias coronárias.
Fatores de risco para infarto
Os principais fatores que podem aumentar o risco de infarto, são:
Histórico pessoal de infarto ou de pré-eclâmpsia;
Histórico de infarto na família;
Hábito de fumar;
Pressão alta;
Diabetes mellitus;
Colesterol LDL alto ou HDL baixo;
Triglicerídeos altos;
Obesidade abdominal;
Síndrome metabólica.
Além disso, algumas doenças autoimunes, como lúpus eritematoso sistêmico ou artrite reumatoide, ou uso de drogas ilícitas também pode aumentar o risco de infarto.
Outros fatores de risco para o infarto são sedentarismo, depressão, estresse e uma dieta pobre em vegetais e frutas e/ou rica em gorduras.
fonte: tuasaude.com
A creatina é uma substância que fornece energia para os músculos, melhorando o desempenho físico, aumentando a massa muscular e prevenindo doenças crônicas.
A creatina é produzida pelos rins, pâncreas e fígado, mas também está presente em alimentos como peixe, carne, frango, leite e derivados. Além disso, a creatina também pode ser encontrada, em maiores concentrações, na forma de suplementos em cápsula ou em pó, que podem ser ingeridos antes ou depois dos treinos.
Ao ingerir a creatina, é indicado também comer alimentos ou suplementos fontes de proteínas, como tofu, ovo e whey protein, e carboidratos, como banana, melancia ou maltodextrina, por exemplo. Isso porque esses nutrientes melhoram a absorção e o uso da creatina pelos músculos.
A creatina normalmente é indicada para:
1. Aumentar a massa muscular
A creatina aumenta a massa muscular, porque fornece energia para os músculos, evitando a fadiga e melhorando o desempenho físico durante os treinos, o que promove o crescimento das fibras musculares. Conheça outros suplementos que aumentam a massa muscular.
2. Melhorar a recuperação muscular
A creatina melhora a recuperação muscular após os exercícios físicos, que é o período fundamental para estimular o crescimento das fibras musculares e prevenir as lesões.
3. Prevenir doenças crônicas
Algumas doenças crônicas como diabetes, osteoporose e doenças cardíacas podem ser prevenidas pelo uso da creatina, quando associada a práticas regulares de atividade física e alimentação saudável.
Isso porque a creatina favorece o controle dos níveis de colesterol e glicose no sangue, promove o ganho de massa muscular, além de prevenir a perda de massa óssea.
4. Prevenir a sarcopenia
A creatina ajuda a melhorar a prevenir a sarcopenia, que é a perda de massa muscular que geralmente acontece m pessoas com mais de 50 anos e idosos, causando perda da força e do desempenho físico.
É importante lembrar que esses benefícios com o uso da creatina são obtidos principalmente em pessoas que mantêm uma alimentação saudável e praticam regularmente exercícios físicos de resistência, como musculação, pilates ou calistenia, por exemplo.
O uso da creatina pode ajudar no tratamento de doenças musculares, como no caso da distrofia, doença de Huntington, esclerose lateral amiotrófica, doença de Parkinson e fibromialgia, melhorando as funções cognitivas e a força muscular.
No entanto, são ainda necessários mais estudos que comprovem o benefício da creatina para o tratamento das doenças neuromusculares
O que é creatina monohidratada
A creatina monohidratada é a forma da creatina mais usada em suplementos alimentares, por ser bem absorvida e utilizada pelo organismo.
Existem outros tipos de creatina, como creatina alcalina, creatina micronizada, creatina malato e creatina etil éster. No entanto, existem poucas evidências científicas sobre os benefícios desses tipos de creatina.
Como tomar creatina
A creatina pode ser tomada em qualquer horário do dia, antes ou após os treinos, sozinha ou junto com outros suplementos. No entanto, para ser melhor absorvida, a creatina deve ser ingerida de preferência com um alimento ou suplemento fonte de proteínas, como tofu, ovo e whey protein, e carboidratos, como banana, melancia ou maltodextrina, por exemplo.
A creatina pode ser tomada na forma de cápsulas, devendo ser ingerida com 1 copo de água ou suco, ou em pó, podendo ser diluída com água, leite ou suco, por exemplo.
Consulte o nutricionista mais próximo para ter mais orientações sobre como tomar a creatina:
Esquemas para tomar creatina
A forma mais comum de se tomar creatina é ingerir de 3 a 5 g por dia, durante 3 meses ou mais. Outra opção é a suplementação de creatina com sobrecarga, onde nos primeiros 7 dias é feita uma dose diária de cerca de 20 g de creatina e, em seguida, essa dose é reduzida para 3 a 5 g por dia. Veja mais detalhes sobre os esquemas de creatina.
Possíveis efeitos colaterais
O efeito colateral mais comum com o uso do suplemento de creatina é o ganho de peso corporal, devido ao aumento da massa muscular. Além disso, a creatina também pode causar diarreia, desconforto gástrico, dor na barriga, náuseas e cãibras em algumas pessoas.
Quem não deve usar creatina
Até o momento, não existem contraindicações sobre o uso dos suplementos de creatina. No entanto, os estudos sobre o uso de creatina por pessoas com problemas nos rins ainda são inconclusivos.
Por isso, a suplementação com creatina deve ser feita sempre sob a orientação de um nutricionista, ou médico, que vai avaliar as necessidades nutricionais e o histórico de saúde de cada pessoa.
fonte: tuasaude.com/creaatina
Condição é causada pela incapacidade do organismo em digerir um açúcar encontrado no leite
Após as refeições você começa a sentir um forte mal-estar e precisa correr para o banheiro mais próximo? Talvez você esteja sofrendo com intolerância a lactose. A condição é a incapacidade do organismo em digerir a lactose, açúcar encontrado no leite e em alimentos lácteos, devido a pouca produção ou ausência da enzima responsável pelo processo, a lactase.
Analisar e identificar os sintomas da intolerância a lactose é um passo importante para a confirmação do diagnóstico. Entenda quais são!
Saiba mais: Intolerância à lactose: 7 mitos comuns sobre a condição
Sintomas da intolerância a lactose
Segundo Eleonora Galvão, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais, os sintomas da intolerância a lactose podem variar para cada paciente. “É um quadro cada vez mais comum entre os indivíduos, gerando sintomas severos e muitas vezes quadros secundários, como a disbiose intestinal”, afirma.
Entre os sintomas estão:
Dor abdominal
Inchaço
Diarreia
Náuseas
Sensação de estômago “estufado”
É possível levar uma vida normal tendo intolerância a lactose?
Com adaptações na alimentação – reduzindo ou eliminando o consumo de alimentos derivados do leite – é possível levar uma vida normal com a intolerância. de acordo com a especialista, algumas orientações devem ser seguidas pelos pacientes, como:
Se atentar aos rótulos dos alimentos para identificar possíveis ingredientes com lactose
Incluir bebidas vegetais na dieta, como leite de amêndoas, aveia, coco e soja
Consumir suplementos de lactase em momentos pontuais
Realizar acompanhamento nutricional para obter a alimentação e suplementação correta
fonte: minhavida.com.br
Pesquisadores acompanharam participantes ao longo de 30 anos e identificaram os hábitos que promovem mais qualidade de vida
A longevidade com qualidade de vida é um dos grandes desejos da humanidade. Para isso, é essencial adotar hábitos saudáveis que ajudem na manutenção da saúde e do bem-estar. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, identificaram 5 hábitos que podem prolongar a expectativa de vida em até 10 anos.
“Esse estudo salienta a importância de seguir hábitos saudáveis para melhorar a longevidade da população americana”, ressaltou Frank Ju, diretor do departamento de Nutrição da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard. O trabalho analisou os dados de mais de 123 mil participantes, ao longo de 30 anos, e revelou como a mortalidade pode ser reduzida significativamente com algumas práticas. Descubra quais são!
1. Ter uma dieta saudável
Uma alimentação equilibrada é parte importante para a promoção da longevidade, já que os alimentos podem provocar ou evitar doenças e condições de saúde. De acordo com Thiago Boscher, atuante em medicina do esporte e da família do Instituto Nutrindo Ideais, uma boa alimentação pode estar relacionada a redução do risco de doenças crônicas como diabetes, obesidade e hipertensão, combate de processos inflamatórios responsáveis por acelerar o envelhecimento precoce e causar doenças degenerativas, melhora da saúde intestinal e cognitiva e aumento da longevidade celular.
2. Praticar exercícios regularmente
A atividade física está associada a diversos benefícios a saúde física e mental, entre eles o controle do peso, redução da mortalidade por doenças crônicas, melhora na qualidade do sono, redução dos sintomas da ansiedade e depressão. Para isso, os especialistas recomendam a prática de exercícios moderados por pelo menos 30 minutos ao dia.
3. Manter um peso corporal saudável
O controle do peso pode reduzir o desenvolvimento de condições de saúde como a obesidade, hipertensão e diabetes tipo 2. No entanto, o nutricionista alerta que a atenção não deve ser voltada apenas para o sobrepeso.
“A magreza extrema também está relacionada à redução na expectativa de vida. Isso ocorre principalmente por carências nutricionais; perda exacerbada de massa muscular, causando fragilidade e até mesmo quedas; e um sistema imunológico enfraquecido, comprometendo a capacidade do corpo de combater infecções”, esclarece.
4. Consumir álcool moderadamente
O consumo de bebidas, como o vinho, está associado a benefícios a saúde cardiovascular. No entanto, a ingestão deve ser moderada, já que o álcool em excesso também pode provocar condições como o alcoolismo e cirrose. Os especialistas de Harvard recomendam a dose diária de até uma taça de vinho.
5. Não fumar
O tabagismo é uma das principais causas de mortes evitáveis e está associado ao desenvolvimento de diversas doenças, como o câncer. Dessa forma, evitar o uso de cigarros ou abandonar o hábito é essencial para uma vida mais longa e de qualidade.
fonte:minhavida.com.br
Duis non laoreet eros. Vestibulum porta neque eleifend erat tempus, vitae sagittis elit sodales. Sed convallis erat quis iaculis vestibulum. Curabitur sit amet purus et tellus consectetur vehicula. Suspendisse condimentum bibendum ante in adipiscing. Aliquam dignissim nisl eget arcu convallis, in viverra risus consequat. Pellentesque dictum gravida lacinia.
Lorem ipsão dolor sít amçet, consectetur adipiscing elit. Sed vehicula id odio quis rhoncus. Donec ullamcorper, lectus in dictum porta, urna nisl tincidunt metus, at iaculis nunc sem vitae diam. Etiam quam orci, volutpat a justo non, pretium condimentum felis. Duis id elementum arcu. Mauris pharetra dui molestie tortor imperdiet. Duis non laoreet eros. Vestibulum porta neque eleifend erat tempus, vitae sagittis elit sodales. Sed convallis erat quis iaculis vestibulum.
Lorem ipsão dolor sít amçet, consectetur adipiscing elit. Sed vehicula id odio quis rhoncus. Donec ullamcorper, lectus in dictum porta, urna nisl tincidunt metus, at iaculis nunc sem vitae diam. Etiam quam orci, volutpat a justo non, pretium condimentum felis. Duis id elementum arcu. Mauris pharetra dui molestie tortor imperdiet. Lorem ipsão dolor sít amçet, consectetur adipiscing elit. Sed vehicula id odio quis rhoncus. Donec ullamcorper, lectus in dictum porta, urna nisl tincidunt metus, at iaculis nunc sem vitae diam.
Duis non laoreet eros. Vestibulum porta neque eleifend erat tempus, vitae sagittis elit sodales. Sed convallis erat quis iaculis vestibulum. Curabitur sit amet purus et tellus consectetur vehicula. Suspendisse condimentum bibendum ante in adipiscing. Aliquam dignissim nisl eget arcu convallis, in viverra risus consequat. Pellentesque dictum gravida lacinia.
Lorem ipsão dolor sít amçet, consectetur adipiscing elit. Sed vehicula id odio quis rhoncus. Donec ullamcorper, lectus in dictum porta, urna nisl tincidunt metus, at iaculis nunc sem vitae diam. Etiam quam orci, volutpat a justo non, pretium condimentum felis. Duis id elementum arcu. Mauris pharetra dui molestie tortor imperdiet. Duis non laoreet eros. Vestibulum porta neque eleifend erat tempus, vitae sagittis elit sodales. Sed convallis erat quis iaculis vestibulum.
Lorem ipsão dolor sít amçet, consectetur adipiscing elit. Sed vehicula id odio quis rhoncus. Donec ullamcorper, lectus in dictum porta, urna nisl tincidunt metus, at iaculis nunc sem vitae diam. Etiam quam orci, volutpat a justo non, pretium condimentum felis. Duis id elementum arcu. Mauris pharetra dui molestie tortor imperdiet. Lorem ipsão dolor sít amçet, consectetur adipiscing elit. Sed vehicula id odio quis rhoncus. Donec ullamcorper, lectus in dictum porta, urna nisl tincidunt metus, at iaculis nunc sem vitae diam.
Lorem ipsão dolor sít amçet, consectetur adipiscing elit. Sed vehicula id odio quis rhoncus. Donec ullamcorper, lectus in dictum porta, urna nisl tincidunt metus, at iaculis nunc sem vitae diam
Lorem ipsão dolor sít amçet, consectetur adipiscing elit. Sed vehicula id odio quis rhoncus. Donec ullamcorper, lectus in dictum porta, urna nisl tincidunt metus, at iaculis nunc sem vitae diam. Etiam quam orci, volutpat a justo non, pretium condimentum felis. Duis id elementum arcu. Mauris pharetra dui molestie tortor imperdiet.
Duis non laoreet eros. Vestibulum porta neque eleifend erat tempus, vitae sagittis elit sodales. Sed convallis erat quis iaculis vestibulum. Curabitur sit amet purus et tellus consectetur vehicula. Suspendisse condimentum bibendum ante in adipiscing. Aliquam dignissim nisl eget arcu convallis, in viverra risus consequat. Pellentesque dictum gravida lacinia.
O ônibus do fuLorem ipsão dolor sít amçet, consectetur adipiscing elit. Sed vehicula id odio quis rhoncus. Donec ullamcorper, lectus in dictum porta, urna nisl tincidunt metus, at iaculis nunc sem vitae diamturo tem a mesma função do metrô, mas com custos menores.
Uma empresa chinesa construiu um projeto de ônibus elevado que não vai parar em engarrafamentos. Ele funcionará por meio de um sistema de trilhos que lhe permitirão andar acima dos automóveis particulares, informou a emissora governamental CCTV, assista o vídeo abaixo.
O modelo de Ônibus de Passagem Elevado (TEB, na sigla em inglês) foi apresentado em escala de miniatura na 19ª Exposição Internacional de Alta Tecnologia de Pequim, onde os visitantes puderam observar um minúsculo TEB em funcionamento.
Este tipo de ônibus se movimenta através de trilhos que se situam entre si a uma distância de duas pistas para carros e a uma altura considerável, sustentado por duas paredes encaixadas nos trilhos.
O amplo espaço que fica abaixo do corpo do ônibus permite que os carros avancem sob a máquina, ou - se houver engarrafamentos - que o ônibus avance sobre eles.
Segundo os dados desta empresa de tecnologia divulgados à "CCTV", este transporte público teria uma capacidade de 1.200 pessoas por comboio.
Também assegura que o tempo de instalação é de um ano e que o primeiro começará a ser construído no final deste ano, na cidade de Qinhuangdao (província nordeste de Hebei).
Segundo a agência de notícias Xinhua, o TEB seria composto por quatro vagões ligados com comprimento total de entre 58 e 62 metros, uma altura de entre 4,5 e 4,7 metros e largura de 7,8 metros. O espaço inferior pelo qual passariam os veículos terá altura de entre 2,1 e 2,2 metros.
Não gaste alémLorem ipsão dolor sít amçet, consectetur adipiscing elit. Sed vehicula id odio quis rhoncus. Donec ullamcorper, lectus in dictum porta, urna nisl tincidunt metus, at iaculis nunc sem vitae diam do necessário, tenha cuidados com vazamentos, sabendo poupar não vai faltar.
1) A água de qualquer torneira de minha casa é segura para se beber e fazer comida?
O SAAE garante a qualidade da água distribuída à população até a entrada do imóvel na estrutura do cavalete, onde existe o medidor de consumo (hidrômetro).A manutenção da qualidade da água nos cômodos internos da residência é dever e responsabilidade de cada morador. Por isso, mantenha suas instalações hidráulicas sempre em bom estado de conservação e limpe a caixa-d`água pelo menos 2 vezes ao ano. Toda caixa-d'água deverá ficar permanentemente tampada e bem vedada. Quando as águas das torneiras internas de sua casa apresentarem aspectos diferentes do normal (cor, cheiro, gosto, etc), faça inicialmente uma comparação com aquela que está chegando no cavalete, antes de acionar o SAAE.
2) Minha filha tomou água da torneira e ficou com dor de barriga e diarréia. É mesmo por causa da água?
Não. A água que o SAAE entrega pela rede de distribuição tem um contínuo controle de qualidade. É mais provável que outras coisas que ela tenha comido possam tê-la deixado doente, ou pode ter adquirido alguma doença transmitida pelo ar. Além do mais, os copos e os vasilhames para depositar água precisam estar sempre limpos. Hábitos de higiene, como lavagem das mãos com sabonete antes de desocupar os banheiros, corte e limpeza das unhas, evitar levar as mãos sujas à boca, acondicionamento do lixo doméstico em recipientes bem vedados são indispensáveis para se evitar doenças.
3) As águas de poço e as águas de mina podem ser consideradas potáveis?
Depende de suas localizações. Em áreas urbanas, as águas de poço e de mina podem estar contaminadas por poluentes presentes no solo. Embora possam ter aparência límpida e cristalina, geralmente contêm microorganismos não visíveis a olho nu, que podem causar doenças.
4) Como se pode potabilizar uma água de poço ou de mina?
Caso as análises laboratoriais indiquem, nas águas de poço e de mina, presença de microorganismos, é necessário fervê-las ou desenfeitá-las através da cloração caseira. A cloração caseira é feita através da aplicação do hipoclorito de sódio ou de água sanitária (produto comercialmente conhecido como Cândida, Qboa, Água de lavadeira). Esta medida só é eficiente para pequenas contaminações. No uso do produto comercial, vendido na concentração 2%, deve-se pingar 3 gotas em cada litro de água e esperar 30 minutos para usá-la. Entretanto, quando os resultados dos exames laboratoriais da água do poço ou da mina indicarem uma reprovação quanto aos aspectos físicos e químicos (cor, concentração excessiva de substâncias dissolvidas etc.) não há como potabilizá-la no âmbito doméstico. Essa água não deve ser utilizada para beber e fazer alimentos.
5) Por que, às vezes, a água da minha casa sai esbranquiçada da torneira?
Muita gente relaciona a coloração esbranquiçada da água com a dosagem adicional de cloro. A água esbranquiçada é motivada pela presença de microbolhas resultantes da pressão da água na tubulação, no instante da abertura da torneira. Se você deixar essa água num copo por um ou dois minutos, ela volta a ficar incolor e transparente.
6) Por que, às vezes, na minha casa a água chega barrenta ou com coloração amarelada ou marrom?
Durante os reparos das redes, a tubulação seca, após a conclusão do reparo, incrustações na parede da tubulação, desprende-se deixando a água amarelada ou marrom. Em tais situações o SAAE sempre mantém as descargas de rua abertas acelerando a lavagem das redes, até se constatar a clarificação da água. De qualquer forma, o cloro presente na água garante a desinfecção, sem riscos à saúde da população. Alertamos que esta ocorrência é puramente de coloração momentânea da agua, não afetando sua qualidade fisico-quimica e bacteriologica.Perdurando a situação, entre em contato com o SAAE pelos telefones 3262 6333 ou 0800 7702195 (Plantão de Emergência).
7) O filtro caseiro é necessário?
O SAAE sugere que sejam utilizados. Entretanto, primeiramente, deve-se esclarecer que os filtros caseiros não são suficientes para adequar a água aos Padrões de Potabilidade estabelecidos pela legislação. Isto quer dizer que somente devem ser utilizados para águas já potabilizadas (já tratadas) pelo SAAE. Também não são totalmente confiáveis na "limpeza" da água quando proveniente de caixas d`água domiciliares mal conservadas. Quando utilizados, os filtros devem ser mantidos e operados de acordo com as orientações dos fabricantes. Nos casos das velas, não utilizar materiais abrasivos (ásperos) e nem mesmo açúcar, que é usualmente aplicado, nas limpezas periódicas. A utilização destes materiais danifica as velas. Recomenda-se a limpeza periódica com água tratada corrente e a substituição das mesmas com freqüência.
8) Pode acontecer de faltar água em minha residência?
Eventualmente. Constatado falta de água em sua residência. Verifique se o registro de entrada de sua residência não está fechado. Se não estiver, entre em contato com o SAAE pelo telefone 0800 77 02195 (Plantão de Emergência).
Pode eventualmente ocorrer problemas de manutenção na região de sua residencia, necessitando de interrupção do fornecimento.
9) Como eu posso verificar sozinho se há algum vazamento de água em minha residência?
À noite, quando todos forem dormir, o último que usar a água deve aguardar uns 15 minutos para encher a caixa d'água. Em seguida, vá até o hidrômetro e faça uma leitura anotando os números pretos e vermelhos, deixando o registro do cavalete aberto. A partir daí, não abra mais nenhuma torneira e nem puxe a descarga do banheiro. De manhã, antes de usar a água, volte novamente ao hidrômetro e faça uma nova leitura.
Acesse aqui Hospitais, Emergências, Bombeiros, Defesa Civil e outros
Lorem ipsão dolor sít amçet, consectetur adipiscing elit. Sed vehicula id odio quis rhoncus. Donec ullamcorper, lectus in dictum porta, urna nisl tincidunt metus, at iaculis nunc sem vitae diam. Etiam quam orci, volutpat a justo non, pretium condimentum felis. Duis id elementum arcu. Mauris pharetra dui molestie tortor imperdiet.
Duis non laoreet eros. Vestibulum porta neque eleifend erat tempus, vitae sagittis elit sodales. Sed convallis erat quis iaculis vestibulum. Curabitur sit amet purus et tellus consectetur vehicula. Suspendisse condimentum bibendum ante in adipiscing. Aliquam dignissim nisl eget arcu convallis, in viverra risus consequat. Pellentesque dictum gravida lacinia.
Lorem ipsão dolor sít amçet, consectetur adipiscing elit. Sed vehicula id odio quis rhoncus. Donec ullamcorper, lectus in dictum porta, urna nisl tincidunt metus, at iaculis nunc sem vitae diam. Etiam quam orci, volutpat a justo non, pretium condimentum felis. Duis id elementum arcu. Mauris pharetra dui molestie tortor imperdiet.
Duis non laoreet eros. Vestibulum porta neque eleifend erat tempus, vitae sagittis elit sodales. Sed convallis erat quis iaculis vestibulum.